1º Simpósio Brasileiro de Vigilância Epidemiológica baseada nos Esgotos: “Desafios e Perspectivas para Emergências e de Uma Só Saúde”

Evento fruto de uma colaboração entre as redes de pesquisa REMONAR, ReViRAE, e INCT ETEs Sustentáveis, com apoio estratégico do SENAI/CIMATEC, FIOCRUZ-RJ, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA, MS) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seu principal objetivo foi promover a troca de experiências nacionais e internacionais no âmbito da Epidemiologia Baseada no Esgoto (EBE). Ao longo do simpósio, foram explorados métodos utilizados na EBE, experiências valiosas derivadas de sua aplicação em diversos contextos ao redor do mundo nos últimos anos, e estratégias inovadoras para aprimorar essa prática.

Além disso, o simpósio buscou estimular um debate crítico sobre o potencial da EBE como uma ferramenta eficaz para a vigilância e o controle de doenças, abrindo caminho para novas abordagens e oportunidades de inovação no monitoramento da saúde pública. O objetivo transcende a mera disseminação de conhecimento; aspira-se inspirar a implementação de um plano nacional de vigilância epidemiológica baseada em esgotos no Brasil, visando a preparação e resposta a emergências de saúde pública em escala nacional.

06 e 07/05/24 – SENAI CIMATEC, Salvador, Bahia

Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo nosso canal do YouTube. A programação continua disponível para quem desejar assistir.